domingo, 13 de dezembro de 2009

A face oculta das empresas de transgenicos

Desde que na década de 90 tornou-se moda para criar transgênicos (organismos geneticamente modificados OGM), vivemos rodeados por eles, sem saber claramente quais os efeitos. De grandes empresas multinacionais, que são comercializados em destaque as vantagens, e assegurar que o seu objectivo é erradicar a fome no mundo. No entanto, a realidade é muito diferente, pois essas empresas têm repetidamente mostrado que, após este tema utópico os únicos alvos que estão escondidos são puramente econômicos e políticos: "Dez anos após o primeiro cultivo transgénico não tenha sido reduzido ou fome ou a pobreza ", diz o Centro Africano de Biossegurança (Centro Africano de Biossegurança).

Vox populi é a ligação de alguns políticos americanos com empresas de biotecnologia. Um dos exemplos mais claros é o do ex-secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, que durante anos levou Searle & Company. Esta empresa estava à beira da falência e foi criticado pelo Food and Drug Administration (FDA) para mercado aspartame, um adoçante supostamente perigosas, quando Rumsfeld assumiu suas rédeas. Misteriosamente, cinco anos depois, a relutância do FDA desbotada e os lucros das empresas subiram 17%. Em 1985 a empresa foi adquirida pela Monsanto.

Esse líder multinacionais de biotecnologia, goza de um passado um pouco escuro. A Monsanto foi a fabricante do agente laranja usado durante a Guerra do Vietnã e "causou o endividamento de muitos agricultores na Índia, que completaram o suicídio", disse Angeles Parra, diretor da Biocultura. Um dia, um representante da Monsanto, muitos agricultores foram para a Índia para vender sementes geneticamente modificadas de algodão Bt.

Supostamente, esta semente mágica iria fazer a produção de algodão magia crescer como incêndios e, consequentemente,seus lucros. Aqueles agricultores apostaram na oferta tentadora e fariam a compra. Mas o que a Monsanto não informa de que essas sementes só serevem para uma vez, e que os gastos com herbicidas também aumentaria. As culturas não foi bem assim que estes agricultores estão em um beco sem saída. Muitos deles se suicidou.

Outro episódio polêmico em que esta empresa esteve envolvido ocorreu entre 1997 e 2002, quando foi descoberto que eles haviam subornado mais de 100 funcionários na Indonésia para fazer vista grossa para os seus produtos.

Os Sete Pecados Capitais

Vários grupos ambientalistas dizem, "A Monsanto é supostamente conectada com as empresas de armamento e que tem todo o interesse em acabar com milho orgânico do Iraque para impor a sua." De Transgenic Unidade de Crimes do Greenpeace produziu um documento intitulado, "Os Sete Pecados Capitais da Monsanto", onde eles dizem que, em 2005, um tribunal alemão condenou a multinacional a emitir uma declaração que havia realizado testes em ratos ligado ao milho transgênico MON863, e que a empresa se recusou a revelar. A lista de "irregularidades" é interminável segundo o Greenpeace. A Confidencial tem estado em contacto com a empresa, mas ela não quis dar declarações.

Vários estudos concluem dizendo que as variedades transgênicas contamina os outros da mesma espécie ou relacionados. Um exemplo disto é a BT nas plantas, que são um tipo de milho, cujo cultivo é permitido na Espanha e que produz uma toxina que é embebido no chão. A GM pode destruir a biodiversidade, a poluição química aumenta devido à crescente utilização de pesticidas pode contaminar outras culturas e reduzir os rendimentos. Mas os efeitos negativos afetam não só o ambiente mas também para a saúde com o suposto aparecimento de novas alergias, resistência aos antibióticos e câncer.

No entanto, nem todas as opiniões são negativas para os OGM. O Comitê Consultivo de Ética para a Investigação Científica do Ministério da Educação e Ciência afirma que "a biotecnologia vegetal e de alimentos tem benefícios como aumento da produtividade e contribuir para o desenvolvimento de alimentos mais nutritivos. Por seu lado, Juan Ramón Lacadena, um perito em genética, é fortemente a favor do uso da GM: "Minha opinião é sempre positivo a ser tratada com cuidado do ponto de vista ambiental, agronômica e nutricional. Acho que está certo. "

Mas os consumidores têm a opção de escolher não produtos GM? Juan Felipe Carrasco, chefe da campanha do Greenpeace, da GM, disse que "a falta de transparência é muito elevado. Por isso, decidimos fazer um guia de marcas vermelhas aparecem onde eles usam alimentos geneticamente modificados. A maioria foi retirada dos produtos, porque era uma mancha. "

Tags claro

E é que a lei em nosso país não está totalmente claro. Desde 2004, todos os produtos que foram geneticamente modificados devem ser rotulados de onde vêm essas especificações. No entanto, "sem carne, sem ovos tem que ter isso. Considerando que os alimentos transgênicos são utilizados para alimentar os animais, em muitos casos estamos realmente consumir produtos que contenham estas substâncias e não saberemos ", disse Carrasco.

A Espanha é permissivo para a produção de OGM, como é o único país da União Europeia que os cultivos transgênicos comercialmente. Em 2004, ele plantou 58.000 hectares de milho geneticamente modificado com genes de bactérias.

O contraponto de produtos transgênicos é encontrado na agricultura biológica. Mais e mais consumidores a optar por produtos que são livres de herbicidas. Enquanto em Espanha, tais culturas estão apenas começando a se desenvolver. 90% da nossa produção orgânica é exportada. Angeles Parra diz: "É preciso uma promoção destes produtos. De fato, o Ministério da Agricultura lançou uma campanha para divulgar os benefícios dos produtos orgânicos.

Mas para aqueles que desconfiam de seus alimentos sempre ser alternativamente realizar a última tendência é plantar seus próprios vegetais em vasos dentro de casa, cuja qualidade é absolutamente garantido.

***Transcrição em Lingua Portuguesa da página do site elconfidencial.com
Nergritos - suburbioemfoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog atrelado do suburbioemfoco/suburbionofoco

A verdade sobre a Gripe A