quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

COLTAN x Congo - Mineral que mata










Coltan, abreviação de columbita-tantalita é um minério metálico composto de nióbio e tântalo, encontrado principalmente nas regiões do leste da República Democrática do Congo (formalmente Zaire). Quando refinados, coltan torna-se um pó resistente ao calor, tântalo metálico que possui propriedades únicas para armazenar carga elétrica. Das 525 toneladas de tântalo utilizados no E.U.A. em 1998, 60% foi utilizado em capacitores de tântalo, com um crescimento previsto de 14% ao ano (a partir de Uganda Gold Mining Ltd Web site).


É, portanto, um componente vital para os capacitores que o fluxo de controle de corrente em placas de circuito de telefone celular.

« Cada quilo de coltan custa a vida de duas crianças »dentre sete e dez anos, a ’ 25 centavos de euro ao dia.Com o coltan são fabricados mísseis, telefones celulares e até brinquedos
Mineração de coltan


Coltan é extraído com a mão no Congo por grupos de homens cavando bacias em rios de demolição de fora da lama superfície. Eles então "chapinhar" na água ao redor da cratera, o que faz com que o minério de Coltan a liquidar até ao fundo da cratera, onde ele é recuperado pelos mineiros. A equipe pode "minar" um quilo de coltan por dia.

Um relatório recente da ONU afirmou que todas as partes envolvidas na guerra civil local ter sido envolvido na mineração e venda de coltan. Um relatório sugeriu que o exército ruandês vizinha fez E.U. $ 250 milhões da venda Coltan em menos de 18 meses, apesar de não haver Coltan no Ruanda a mina. As forças militares de Uganda e Burundi, também estão envolvidos no contrabando Coltan fora do Congo, para revenda na Bélgica.

Um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou a uma moratória sobre a aquisição e importação de recursos provenientes da República Democrática do Congo, devido à guerra civil que se arrasta nos países vizinhos.

Devido aos danos causados à população do gorila e do seu habitat natural, as empresas que usam coltan estão começando a exigir que seus Coltan só vem a partir de fontes legitimamente minado e não é um subproduto da guerra. American-based Kemet, a maior fabricante do mundo de capacitores de tântalo, pediu a seus fornecedores que certifiquem que o seu minério de coltan não vem de Dem. Rep. Dem. do Congo ou de países vizinhos. Tais movimentos poderiam levar a um "gorila" Segurança celulares a ser comercializados, tanto da mesma forma que a carne do atum agora é vendido como "Dolphin Safe".

O Coltan também é muito lembrado no no seriado terminator the sarah connor chronicles(Exterminador do Futuro as Crônicas de Sara Connor)como o material essencial para criação dos robôs.

EMPRESAS QUE ENRIQUECEM ÀS CUSTAS DA MORTE:


Nokia, Motorola, Compaq, Sony e a outros fabricantes que os usam em telefones celulares e outros aparelhos de tecnologia « de ponta » - como os BLACKBERRIES




Fontes:

http://www.cellular-news.com/coltan/
http://www.friendsofthecongo.org/new/coltan.php
http://www.salteadoresdaarca.com/2009/07/africa-silenciar-e-roubar-os-seus-povos
http://resistir.info/galeano/guerras_mentem.html
]http://pt.wikipedia.org/wiki/Coltan
http://www.combonianosbne.org/node/464
http://www.feadulta.com/iglesia-intereses-guerra-congo.htm


Fotos do Documentário - Coltan, comiercio sangriento
de Patrick Forestier Imagens de Paul Comiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog atrelado do suburbioemfoco/suburbionofoco

A verdade sobre a Gripe A