sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dogma religioso + Tabu da Igreja


O teólogo jesuíta norte-americano Roger Haight, 72 anos, foi proibido pelo Vaticano de ensinar e, publicar, escrever ou falar de assuntos teológicos. Ele é o Autor do incendiário livro Jesus, símbolo de Deus.
Não 'emendado' desde 12/2004 acusado SCDF de 'causar danos a fiéis' com suas palestras e livros, que segundo a Igreja põe em perigo as 'doutrinas tradicionais' Mesmo estando proibido de 'abrir a boca' e 'movimentar os dedos',Haight, publicou ainda :O futuro da Cristologia , Dinâmica da Teologia, reiterando tudo o que anteriormente disse. Resultado: foi expulso da Escola de Teologia em Weston e ambridge; foi ensinar na UNION, entretanto a Igreja diz que "ele não pode ensinar em lugar nenhum"!
As idéias e Haight, diz que Jesus, símbolo de Deus é apenas uma tentativa de expressar as doutrinas tradicionais sobre Cristo e a salvação em uma linguagem apropriada à cultura pós-moderna.

LIVROS PUBLICADOS
- ( que pela expulsão que ele teve, vale - e muito! a pena ler)

* The experience and language of Grace, 1969.
* An alternative vision: an interpretation of liberation theology, 1985.
* Dinâmica da teologia, 1990, segundo lugar como melhor livro de teologia de 1991 da Catholic Press Association. traduzido em português pelas Edições Paulinas (Brasil).
* Jesus, símbolo de Deus, 1999, prêmio de melhor livro de teologia da Catholic Press Association em 2000, traduzido em português pelas Edições Paulinas (Brasil).
* O futuro da cristologia (2005), terceiro lugar do prêmio em teologia do Catholic Press Association, em maio de 2006, traduzido em português pelas Edições Paulinas (Brasil).
* A comunidade cristã na história (2004-2005), em dois volumes.


Referencias:
http://edsongil.wordpress.com/2009/04/20/nao-existe-um-jesus-zumbi/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_Haight

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog atrelado do suburbioemfoco/suburbionofoco

A verdade sobre a Gripe A