quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Eritréia - prisão e morte aos Evangélicos



Um amigo enviou-me um link o qual dizia qu uma garota Somali foi morta por ter se tornado evangélica. Não entendo lá essas coisas de religiões, igrejas... mas não sou doido o suficiente para não entender o que pode estar começando a acontecer.
A Eritréia está dividida em 4 regiões principais: planície da costa do Mar Vermelho, planalto centro-sul - núcleo do país, colinas do norte e centro-oeste e os planaltos do ocidente. Foi colônia da Itália e ocupada pela Inglaterra em 1941 e em 1952 a ONU deu autonomia como federada à Etiópia. No que Haille Salassie a anexou definitivamente e então houve uma guerra que levou 32 anos. Quando Haille foi vencidos, seu sucessor Mengistu Haile Marian, abriu um referendo em 1993 com apoio étíope e votou pela independencia - a Etiópia ficou num 'beco sem saída' para o mar... Já em 2007 uma comissão internacional se intrometeu para delimitar as fronteiras - mas o povo etíope disse 'não'. Então a ONU ordenou que suas 'forças de paz' (que nunca vi como elas matam tanto!...)ficassem por lá. Resultado: a Eritréia levantou suas tropas e ordenou o corte de combustível. A ONU 'se mandou' e então ela abriu fogo contra Djibuti...
Mas o governo teme o Islamismo e os Evangélicos: acabou com projetos, fechou ONGs e proibiu a entrada de Obreiros. Os Evangélicos estão sendo colocados em jaulas trancados a cadeados!
"...Em 2002, o governo do presidente Isaías Afworki fechou as 12 igrejas protestantes independentes da Eritreia, proibindo suas congregações de se reunirem até mesmo em casas. Desde então, pastores, soldados, mulheres, adolescentes, crianças e idosos foram presos quando surpreendidos em uma reunião, lendo a Bíblia e orando em grupos. O estado reconhece somente quatro instituições religiosas "históricas" no país, a saber: o islamismo, e as igrejas ortodoxa, católica e luterana evangélica..."

Parece 'coisa' da Idade Média não é? Alguém sente o cheiro de uma que nos parecia tão antiga - a Inquisição religiosa?
Em 2004, Helen Berhane, cantora gospel, foi presa por recusar a assinar um documento renegando sua fé em Cristo, e teve que fugir do país. Helen após passar 2 anos sendo torturada, hoje vive em cadeira de rodas.
"...Entre 2008 e 2009, foram registradas as mortes de quatro cristãos nas prisões do país. Azib Simon, 37 anos, morreu de malária no Centro de Treinamento Militar Wi"a em agosto de 2008. Mogos Hagos Kiflom, 37, e , 42, morreram prisão militar de Mitire. Ambos, em consequência da tortura que sofreram."


Fonte/Referencias:

http://www.portasabertas.org.br
http://persecutedchurch.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
http://ubeblog.ning.com/profiles/blogs/2076487:BlogPost:23639
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eritreia

A verdade sobre a Gripe A